TRF3 concede BPC/LOAS para homem que desenvolveu moléstias causadas por suas atividades laborais

02 de Junho, 2022 Previdência
TRF3 concede BPC/LOAS para homem que desenvolveu moléstias causadas por suas atividades laborais

A 7° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) concedeu o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para um homem que trabalhou como construtor civil e lavrador.

O homem foi diagnosticado com lombalgia, cervicalgia e nevralgia. Assim, ele solicitou a concessão do BPC/LOAS. Na via administrativa, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) negou o benefício e o segurado recorreu da decisão.

A decisão em primeira instância da Justiça Estadual de Urânia/SP garantiu o benefício assistencial. Juntamente com o pagamento das parcelas atrasadas desde a data do requerimento administrativo. No entanto, o INSS recorreu da decisão, alegando que o homem não preenchia os requisitos para a concessão do BPC/LOAS.

Assim, ao analisar o caso o TRF3 concluiu que o trabalhador preenchia os requisitos de concessão do benefício:

- Ser uma pessoa com deficiência;

- Não possuir meios de prover a própria manutenção, ou de tê-la provida pela família.

Além disso, segundo a perícia, as doenças reduziram a capacidade de trabalho do segurado. Sendo assim, ele estava incapacitado para exercer a função de pedreiro. Juntamente com a incapacidade, comprovou-se a hipossuficiência do trabalhador. A renda da família é de um salário-mínimo, proveniente da aposentadoria do pai. Ainda, devido as doenças, ele precisa gastar cerca de R$ 600 com medicamentos.

Dessa forma, o TRF3 confirmou a sentença da Justiça Estadual de Urânia/SP. Agora, cabe ao INSS conceder o BPC/LOAS e realizar os pagamentos dos valores atrasados.

Fonte: Tribunal Regional Federal da 3ª Região

Imagem: Bricklayer vector created by storyset - www.freepik.com

Voltar