TRF1 define o prazo de 10 dias para INSS analisar um requerimento de BPC/LOAS

16 de Março, 2022 Previdência
TRF1 define o prazo de 10 dias para INSS analisar um requerimento de BPC/LOAS

A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) definiu o prazo de 10 dias para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisar um requerimento de benefício assistencial (BPC/LOAS).

O caso trata de uma analise de requerimento de BPC/LOAS, feita por uma aposentada. De acordo com a segurada, o benefício foi suspenso pelo INSS por suposto óbito. Assim, ela solicitou a reativação do BPC/LOAS e teve que esperar mais de 90 dias pela análise do pedido. Dessa forma, a aposentada decidiu entrar com um processo devido a demora na análise do requerimento.

Em primeira instância, o Juízo Federal da 2ª Vara da Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) determinou a análise do requerimento em até 10 dias, sob a pena de multa.  Assim, o processo foi enviado ao TRF1 para cumprir com o artigo 496 do Código de Processo Civil, visto que a sentença era contrária ao INSS.

Ao analisar o caso, o TRF1 entendeu que o INSS não pode submeter o segurado a uma longa espera por conta de falta de servidores ou falhas administrativas, devido ao caráter alimentar do BPC/LOAS. Assim, o TRF1 decidiu manter a determinação da primeira instância, com a análise do requerimento em até 10 dias, sob a pena de multa.

Fonte: Previdenciarista

Imagem: Freepik

Voltar