Pressão do empregador para bancários trocarem de agência é ilegal

04 de Março, 2021 Direito dos Bancários
Pressão do empregador para bancários trocarem de agência é ilegal

Conforme monitorado pelo atuante SindBancários, na madrugada desta quarta, dia 3 de março, o Banco do Brasil enviou comunicado aos seus trabalhadores bancários pressionando aqueles que estão em unidades “com excedente” a solicitar “voluntariamente” a movimentação para outra unidade.

No comunicado, o banco ainda apontou que aqueles que não solicitem a movimentação de modo voluntário serão removidos, “no interesse do serviço”.

A diretora da Fetrafi-RS, Cristiana Garbinatto, face ao comunicado, reitera que há uma liminar concedida pela Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul à Federação e sindicatos filiados que impede a transferência compulsória.

Na visão de Cristiana, a pressão recai, principalmente, nos bancários com as menores pontuações, conforme o Sistema Automático de Concorrência à Remoção, em atitude repudiada pela Federação, através da qual o Banco do Brasil “ignora a decisão judicial da qual já foi, inclusive, notificado”.

A Fetrafi-RS reforça o teor da liminar concedida pelo desembargador João Paulo Lucena do TRT4 no dia 26 de fevereiro:

“Assim, para conceder efeito suspensivo ao recurso ordinário DEFIRO A LIMINAR PEDIDA interposto, nos termos do art. 1.012, § 1º, V, e § 4º, do CPC, para determinar ao réu que:

a) não efetue transferências para municípios diversos de suas lotações, de empregados que exerçam as atribuições de Caixa ou de Escriturário que mantinham contrato de trabalho em 30/10/2019;

b) abstenha-se de efetivar transferência para distância superior a 50 quilômetros de sua origem, em relação a empregados que não exerçam as funções de Caixa ou de Escriturário.”

A orientação da Federação aos bancários do Banco do Brasil que tenham recebido o comunicado é de que ignorem a pressão do Banco e denunciem o caso no seu Sindicato.

Se você for da base de Porto Alegre e região e estiver sendo pressionado pelo seu gestor, você pode realizar uma denúncia sem precisar se identificar no SindBancários, através do seguinte formulário http://bit.ly/bancariodenuncie

O escritório AVM Advogados, na pessoa do assessor jurídico do SindiBancários, Dr. Antônio Vicente Martins, reforça a necessidade de garantir os direitos dos trabalhadores, impedindo que o banco ignore as determinações da liminar e coloca os canais do escritório à disposição dos bancários que desejarem orientações jurídicas na matéria.

Whatsapp: (51) 99291.7152

Telefone: (51) 3061.4880

E-mail: contato@avmadvogados.com.br

Fonte: SindiBancários

Imagem: Freepik

Voltar