Pesquisa mapeia os desafios do cenário do micro trabalho no desenvolvimento de inteligência artifical

31 de Janeiro, 2022 Direito do Trabalho
Pesquisa mapeia os desafios do cenário do micro trabalho no  desenvolvimento de inteligência artifical

O trabalho, que teve a participação de advogada associada ao escritório, preocupa-se com a fruição da dignidade humana pelos trabalhadores vinculados ao aprimoramento de Inteligência Artificial

A advogada associada Julise Lemonje, em coautoria com a pesquisadora Dra. Denise Fincato, publicou artigo no dossiê temático “Inteligência Artificial, Ética e Epistemologia” da Revista de Direito Público.


A pesquisa trata do trabalho mediado em plataformas digitais, especialmente do contexto de micro trabalhadores – isto é, trabalhadores que desempenham pequenas tarefas fragmentadas e de maneira remota.


A realização de micro tarefas vem se apresentando como fundamental para o desenvolvimento da Inteligência Artificial, contudo, com frequência é ocultada pelas empresas que produzem e aprimoram estas tecnologias.


A partir de pesquisa na literatura científica, Julise Lemonje esclarece que têm se identificado a exploração de mão de obra de micro trabalhadores tanto para gerar dados que serão a base da Inteligência Artificial (como solicitar aos trabalhadores que gravem áudios para a identificação de diferentes sotaques, que posteriormente serão usados por assistentes virtuais), quanto para revisar e categorizar informações.


Ainda, os micro trabalhadores são demandados para a execução de tarefas que a máquina ainda não consegue desempenhar a um custo acessível – contudo, a mercantilização destas atividades costuma ser organizada de maneira a camuflar a necessidade de trabalho humano, vendendo-o como se fosse realizado por sistemas – o que a pesquisadora Dra. Lilly Irani, da Universidade da Califórnia, chama de a parte “artificial” da própria Inteligência Artificial.


Diante disso, a pesquisa realizada pela Dra. Denise Fincato e pela advogada associada Julise Lemonje investigou os impactos deste contexto na fruição da dignidade humana dos trabalhadores. Tendo em vista que os micro trabalhadores encontram-se à margem de qualquer regulamentação e, com frequência, sequer percebem o desempenho de suas atividades como “trabalho”, a tutela deste grupo encontra-se fragilizada e merece atenção. 


Julise Lemonje esclarece que, embora o tema ainda seja pouco pesquisado por conta de sua atualidade e da falta de visibilidade destes grupos, “estudos têm demonstrado que os trabalhadores que executam micro tarefas para o desenvolvimento e processamento de Inteligência Artificial costumam não saber qual a finalidade daquela tarefa, e tampouco têm contato ou conhecem outros micro trabalhadores, o que tanto os dissocia do valor da sua atividade quanto dificulta a articulação coletiva”.


Descreve, também, que “a gestão do trabalho a partir de uma lógica de máquina é responsável por achatar o elemento humano nestes contextos, acentuando a instrumentalização dos trabalhadores e violando a sua autonomia e dignidade enquanto pessoas”.  


O texto, denominado “Micro Trabalho e Inteligência Artificial: Desafios à Fruição da Dignidade Humana em meio à Aprendizagem de Máquina”, está integralmente disponível no Portal da Revista de Direito Público (https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/5987).


O escritório AVM Advogados, preocupando-se com as transformações no mundo do trabalho, convida trabalhadores e a comunidade em geral para a leitura deste e de outros trabalhos científicos do dossiê “Inteligência Artificial, Ética e Epistemologia”. 


Fonte: AVM Advogados


Imagem: Freepik - Science vector created by iuriimotov  

Voltar