Bancários do BB começam a receber valores de ação de horas extras de Assistente de Negócios

10 de Março, 2021 Direito dos Bancários
Bancários do BB começam a receber valores de ação de horas extras de Assistente de Negócios

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) iniciou, hoje, 10/03, o pagamento do montante referente ao processo que discutia horas extras no Banco do Brasil.

Os funcionários do BB que realizavam a função de assistente de negócios (também denominada de Assistente A) e estão representados no processo coletivo 0000714-90.2011.5.04.0016, movido pelo SindBancários, já podem informar seus dados no Portal do Associado para receberem os valores da ação. O pagamento inicia nesta quarta, 10/3, e beneficiou os bancários que demonstraram expresso interesse e estavam sindicalizados em junho de 2011, quando a ação foi ajuizada.

O processo buscava o reconhecimento como extras das 7ª e 8ª horas trabalhadas pelos funcionários que exercem ou exerceram a função de assistente de negócios ou Assistente A, como posteriormente passou a ser denominada a função.

A pedido de colegas que têm seus nomes na lista, alegando segurança e privacidade, o Sindicato adotou a estratégia de não publicar as listas. Além de consultar o processo, o bancário pode acessar o Portal do Associado e conferir se está no process

O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, lembra que o Sindicato sempre busca assegurar os direitos dos bancários por meio de negociação. “As demandas jurídicas são reflexo da falta de interesse dos bancos em regularizar situações como essa pelas vias administrativas. O Sindicato não mede esforços para garantir que os direitos dos bancários sejam respeitados”, explica.

Já a diretora jurídica do Sindicato, Simoni Fernandes Medeiros, salienta que “os resultados positivos desses processos demonstram que estava correta a estratégia adotada pelo Sindicato em conjunto com sua assessoria jurídica iniciada no início da década de mover ações coletivas postulando horas extras e determina a reparação de um dano financeiro causado aos bancários”.

Para o Dr. Ricardo Pretto, sócio do AVM Advogados, escritório assessor jurídico do Sindibancários, esta é uma grande vitória dos trabalhadores e um orgulho para o escritório pela condução da ação. Pretto acrescenta que é "uma grande honra lutar, de forma tão combativa, pelos direitos dos bancários e receber a confiança da categoria".

Pagamento à distância

Em razão da pandemia de coronavírus, a sistemática de pagamentos de ações coletivas seguirá o modelo “à distância”. Assim, os pagamentos serão efetuados via autorização para depósito em conta que está disponível para preenchimento no Portal do Associado (clique aqui para acessar). Após o preenchimento e envio da Autorização o prazo máximo de pagamento será de 05 dias úteis.

Tire suas dúvidas jurídicas

Em caso de dúvidas sobre o processo, você pode entrar em contato com o advogado Ricardo Pretto, integrante da assessoria jurídica do SindBancários, do escritório AVM Advogados, através do telefone (51) 3061-4880.

Como recebo o meu valor?

– Acesse o Portal do Associado clicando aqui;
– No portal digite seu CPF e data de nascimento.
– O próximo passo é digitar o número da conta bancária em que você quer receber o valor da ação.
– Após o preenchimento e envio da autorização, o crédito em conta deve ocorrer em até 5 (cinco) dias úteis.
– Em caso de dúvida sobre a operação para o recebimento do valor em sua conta indicada, você pode entrar em contato com o SindBancários pelo (51) 3433-1200.

Atenção!

O Sindicato não fornece informação sobre valores por telefone para os beneficiados com o nome nas listas.

Fonte: Imprensa/SindBancários

Imagem: Freepik

Voltar