Atendente de telemarketing que perdeu a audição receberá auxílio acidente

14 de Dezembro, 2021 Previdência
Atendente de telemarketing que perdeu a audição receberá auxílio acidente

Uma atendente de telemarketing de município do oeste do Estado que desenvolveu surdez neurossensorial bilateral, após longo período no exercício das funções, receberá auxílio acidente na base de 50% do salário-de-benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão é da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em matéria sob a relatoria do desembargador Jorge Luiz de Borba. A Lei n. 8.213/1991, art. 86, lembrou Borba, estabelece que "o auxílio acidente será concedido, como indenização, ao segurado quando, após consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultarem sequelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia".

O relator explicou que, para a concessão do auxílio acidente, “devem estar comprovados a qualidade de segurado, o nexo de causalidade entre a moléstia e o trabalho desenvolvido, a consolidação das lesões sofridas pelo obreiro e a redução da capacidade laborativa”.

Segundo ele, é exatamente isso que demonstram os autos. Assim, o relator votou pela concessão do auxílio e seu entendimento foi seguido de forma unânime pelos demais integrantes da 1ª Câmara de Direito Público.

O pleito da trabalhadora havia sido negado em 1º grau.

Fonte: Síntese

Imagem: Freepik

Voltar