17 de maio - Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

17 de Maio, 2022
17 de maio - Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

O dia 17 de maio é marcado pelo Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. 

A data é uma referência ao combate ao preconceito e à violência sofrida por pessoas com diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, além de buscar conscientizar a população sobre a importância do respeito à diversidade e a busca pela garantia dos direitos desse grupo.

A celebração é feita no dia 17 de maio em alusão à data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional  de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CDI), em 1990.

No Brasil, a data foi instituída oficialmente em 2010, de acordo com o Decreto de 4 de junho desse ano.

Dados alarmantes

Embora esta data remeta a um dia importante da história, quando da retirada da vergonhosa classificação como doença, ainda devemos estar atentos ao preconceito e a violência impostos à população LGBTQIA+.

Segundo o Observatório de Mortes e Violência contra LGBT+, no ano passado, foram registradas 316 mortes no grupo e, destas, 285 foram assassinatos. 26 suicídios também demonstram o abalo psicológico causado pelo preconceito. 

O levantamento expõe ainda que, a cada 27 horas, uma pessoa LGBTQIA+ morre no Brasil. Contudo, a entidade salienta que esse número tende a ser bem maior, uma vez que esses números são bastante subnotificados no país, sobretudo em virtude da ausência de dados oficiais.

Dessa forma, a organização contabiliza as mortes divulgadas pela mídia para contabilizar o seu balanço anual sobre o tema.

De acordo com os dados, os homens homossexuais são o grupo que mais sofreram violência no país, representando 45,8% dos casos, enquanto as travestis e mulheres trans representaram 44,6%. Ao todo, ambos somam cerca de 90% das pessoas violentadas.

Vale ressaltar que, segundo a entidade, o Brasil é o país onde ocorrem mais mortes por homofobia no mundo.

Luta contra o preconceito

Na medida em que o Brasil é o país mais agressivo com esse grupo, é importante que toda a população se junte tanto para erradicar o preconceito, como também para lutar pela garantia de liberdade, igualdade e respeito entre todos. Trata-se de uma luta de todos, uma luta pelo justo!

Por isso, o escritório AVM Advogados reforça a luta contra a homofobia, transfobia e bifobia no Brasil e no mundo. Desejamos uma sociedade livre de preconceitos e que, cada vez mais, as pessoas tenham não somente o direito de amar e viver, como também possamos celebrar a diversidade em cada lugar do planeta.

Fonte: AVM Advogados com informações de GZH, Calendarr, Isto É, Observatório de Mortes e Violência contra LGBT+

Imagem: Freepik

Voltar